DICIONÁRIO DO CUBO MÁGICO

2-look Last Layer – Resolver a última camada em 2 etapas (os mais conhecidos são OLL e PLL). 

3-look Last Layer – Resolver a última camada em 3 etapas (método intermediário).

Algoritmo – Sequência de movimentos que realiza uma função.

Average – tradução: média.

BLD – Blindfold (Método para resolver o cubo de olhos vendados).

Big Cubes – Cubos grandes (6x6x6, 7x7x7, 8x8x8, 9x9x9, …).

Budget – Cubos que tem um bom preço, normalmente modelos de entrada e mais baratos.

Corta Quinas – A capacidade de um cubo cortar os cantos, ou seja, quando, por exemplo, a face de cima está não está alinhada e você consegue girar a camada da direita sem problemas.

CFOP – Método Fridrich (Cross, F2L, OLL, PLL).

COLL – Algoritmo que permite permutar e orientar os cantos da última camada (sem alterar a orientação dos meios).

Cuboid – Cubo mágico que não tem forma de cubo (2x2x3, 1x2x3, 3x3x5, 3x3x7, 3x4x5, etc).

Cross – Cruz.

Corner – Canto (quina).

Core – Eixo que fica no centro do cubo e é a estrutura para seus movimentos.

CR – Continental Record (Recorde Continental)

DIY – Do It Yourself (Faça você mesmo), termo usado quando o cubo tem regulagem.

DNF – Did Not Finish (quando o cubo não fica totalmente resolvido).

DNS – Did Not Start (quando não é iniciada a solução do cubo).

Edge – Meio (peça).

Edge Control – Controlar a disposição dos meios da última camada ao finalizar o F2L.

Erno Rubik – Criador do Cubo Mágico.

Fridrich – Método de resolução avançado (CFOP).

F2L – First Two Layers (Método que resolver as duas primeiras camadas).

Flagship – Cubos top de linha, normalmente são cubos mais caros.

Full Step – Resolução onde não acontece Skip.

FM – Fewest Moves (Modalidade em resolver o cubo em menos movimentos).

Jéssica Fridrich – Criadora do método Fridrich.

Look Ahead – Capacidade de realizar um movimento já prevendo o próximo.

Notação – Letras e sinais utilizados para representar os movimentos do puzzle.

NR – National Record (Recorde Nacional).

OLL – Orientation Last Layer (orientação da última camada).

OH – One Handed (Modalidade em resolver o cubo com apenas 1 mão).

Paridade – Permutação entre dois meios ou duas quinas, presente em cubos pares (exemplo: 4x4x4).

Permutação  Onde a peça precisa ser movida para completar determinada tarefa.

PLL – Permutation of Last Layer (permutação da última camada).

POP – Termo usado quando sai 1 ou mais peças do cubo.

SAR – South American Record (Recorde Sul-Americano).

Scramble – Conjunto de movimentos para embaralhar o cubo.

Setup – Deixar o cubo em uma determinada configuração desejada.

Skip – Termo usado quando pulamos uma das etapas de solução do cubo.

Speedcuber – Alguém que resolve o cubo praticando velocidade (speedcubing).

Speedcubing – Esporte que consiste em resolver o cubo mágico com velocidade.

Sune – Algoritmo: R U R’ U R U2 R’

Sticker – Adesivo.

Stickerless – Sem adesivo.

Tiles –  Peça de plástico ao invés de adesivos.

UWR– Unofficial World Record (recorde mundial não oficial).

WCA – World Cube Association (Associação Mundial do Cubo).

WR – World Record (Recorde Mundial).

WF – With Feet (Modalidade em resolver o cubo com os pés).

X-Cross – Cruz estendida (Método em que termina a cruz com 1 ou mais pares de F2L prontos).

ZB – Método para resolver o cubo mágico criado por Zborowski-Bruchen.

ZZ – Método para resolver o cubo mágico criado por Zbigniew Zborowski.

Movimentos:

R – Right (Direita).

L – Left (Esquerda).

U – Up (Cima).

D – Down (Baixo).

F – Front (Frente).

B – Back (Atrás).

X – Movimento do cubo por completo no sentido R.

Y – Movimento do cubo por completo no sentido U.

Z – Movimento do cubo por completo no sentido F.