Cubo mágico como desenvolvedor de habilidades

Como estamos sempre mencionando, o cubo mágico é muito mais do que apenas um brinquedo. Ele possui a função de desenvolver habilidades, pois estimula o cérebro. 

Cubo mágico como desenvolvedor de habilidades

Nesse sentido, como o cubo auxilia na visualização das dimensões geométricas, isso pode ser considerado uma das inspirações para que professores adotem a ideia de utilizar o cubo mágico em suas aulas. Isso contribui para criar uma aula mais dinâmica, didática e mais atrativa para os alunos. 

Aulas de matemática do CEPMG em Iporá 

O Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Ariston Gomes da Silva, que está localizado em Iporá, cidade do oeste goiano, está desenvolvendo um novo projeto.

Fachada do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Ariston Gomes da Silva

A professora de matemática Selma Pereira Martins, possui 48 anos de idade e está a 22 anos atuando na rede pública estadual. Ela é a responsável por pensar no projeto que busca incentivar o pensamento independente, a capacidade de resolver problemas e ainda, a criatividade. 

Como o projeto irá funcionar 

O projeto é destinado às atividades relacionadas às aulas de matemática dos alunos de três turmas de 6º anos do Ensino Fundamental e contará com a participação de 90 estudantes. 

Tendo em vista que a partir de jogos como o cubo mágico os alunos poderão se submeter a regras, desenvolverem estratégias, terem experiência com situações repetitivas, entre outras coisas, há possibilidade de formar cidadãos mais críticos e com visões mais versáteis. 

Além disso, é uma forma de exercitar o raciocínio lógico sem a adoção dos dispositivos digitais como computadores e celulares. Ou seja, há o desenvolvimento de habilidades a partir da prática manual. 

Futuras competições 

No final do ano pretende-se realizar uma competição de cubo mágico entre os alunos de acordo com as regras estabelecidas pela World Cube Association (WCA). Ainda, busca-se estender o projeto para outras turmas do colégio, como do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3º série do Ensino Médio. 

A professora está entre as 10 professoras do estado de Goiás que conquistaram premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2019. Além disso, alguns alunos também receberam medalhas de ouro e prata em edições anuais da olimpíada.

Tendo em vista esses objetivos, pode-se considerar que com a adoção do cubo mágico nas aulas, os alunos irão aprender ainda mais e apresentarão melhores resultados nas competições e nas próprias olimpíadas. 

Podemos perceber que o cubo mágico vem conseguindo conquistar novas áreas a cada dia que se passa. Com isso, ele tem se tornado um quebra-cabeça ainda mais famoso e que está presente em diferentes gerações.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS