Você sabia que existe uma forma oficial de se embaralhar cubos mágicos?

Já falamos por aqui sobre a World Cube Association (WCA),  responsável por regulamentar as competições de cubo mágico no mundo. Ela possui a função de assegurar que as competições ocorram dentro das regras, além de divulgar os resultados oficiais. Mas você sabia que, nas competições, existe uma forma oficial de se embaralhar cubos mágicos?

campeonato de cubos mágicos
Campeonato de cubos mágicos

Você provavelmente já sabe que nos campeonatos de cubo mágico, existem juízes responsáveis por conferir cada resolução e por embaralhar os cubos. Mas esses juízes não embaralham o cubo de forma aleatória. 

Existe um software oficial da WCA utilizado exclusivamente para essa função. Esse software apresenta um código com os movimentos que o juiz deve fazer para embaralhar o cubo.

csTimer
csTimer, programa online semelhante ao software oficial da WCA

Ao final, o software exibirá um gabarito e se o cubo não estiver com as faces iguais ao do resultado exibido pela ferramenta, quer dizer que o cubo foi embaralhado de forma errada. Isso é muito importante, pois caso aconteça, a resolução será anulada. 

Contudo, você não precisa se preocupar. Os juízes dos campeonatos são profissionais e sabem o que fazem. Então, é bem raro erros acontecerem. 

Para conferir como isso funciona, você pode acessar o site csTimer, um programa online parecido com o software oficial da WCA que ainda pode te ajudar muito a diminuir os seus tempos. Você também pode conferir nossos tutoriais e aprender aqui na ONCUBE a realizar os movimentos básicos e também os movimentos avançados.

Como o tempo é cronometrado nas competições oficiais de cubo mágico 

Muito interessante essa questão do embaralhamento dos cubos, não é mesmo? Mas como o tempo é cronometrado nas competições oficiais?

A WCA possui a importante missão de possibilitar que as competições ocorram de forma justa e reconhecer aqueles cubistas que tiveram destaque nas modalidades. Mas para isso, a forma como o tempo é cronometrado nas competições também ocorre de maneira oficial. 

cronômetro para cubos mágicos
Temporizador SpeedStacks Pro G5

É usado o temporizador Stackmat a fim de medir o tempo das resoluções do cubo mágico feito pelos competidores. Ele é considerado o cronômetro padrão usado nas competições oficiais, pois possui um mecanismo que aciona seu funcionamento a partir do momento que o competidor levanta uma ou ambas as mãos e finaliza a contagem quando as mãos são colocadas na superfície após soltar o cubo mágico. 

Cronômetro para uso individual 

No mercado você pode encontrar três marcas principais, sendo a Qiyi, YuXin e o SpeedStacks.

Caso você tenha interesse em adquirir um para uso individual, o cronômetro da Qiyi é o mais vendido. Com um design leve e bonito, consegue marcar seus tempos com uma boa precisão e pode ser carregado facilmente para qualquer lugar. Além disso, o seu funcionamento é a pilha AAA, que são mais fáceis de serem encontradas.

Você pode encontrar ele e outros modelos de time na nossa loja, clicando aqui.

timer qiyi para cubos mágicos
Timer Qiyi

E se você cubista está se preparando para participar de uma competição, entender sobre as regras e como tudo funciona é essencial. É relevante saber que cada competição possui suas particularidades, mas ainda assim, algumas dicas podem contribuir para que você consiga participar da competição desejada da melhor maneira possível. 

Aqui no Blog, você encontra um passo a passo do que fazer para participar de uma competição oficial de cubo mágico. Clique neste link para ficar por dentro! 

E, aí, cubista? Já viu algum competidor perder um recorde por causa do embaralhamento?

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS