Campeonatos Regionais de 2025

Se você acompanha o cenário do Speedcubing, com certeza sabe que existem campeonatos oficiais regidos pela WCA. Esses campeonatos seguem um rigoroso regulamento, e tem sempre uma alta adesão e competitividade. Porém, naturalmente, alguns campeonatos são mais importantes que outros. Existem 3 principais categorias. No entanto, esse ano mal começou e pela primeira vez na história podemos estar perto de presenciar uma mudança nesse padrão, e quem sabe ver uma quarta categoria de campeonatos grandes. Venha entender tudo sobre o que pode estar por vir nesse ano de 2025!

Mapa com as regiões do Brasil

Os grandes Campeoantos

Como mencionado, existem 3 categorias de campeonatos. Mas antes vale entender por que isso acontece. Em qualquer esporte há uma certa hierarquia entre as competições. É claro, disputar as olímpiadas não é o mesmo que uma competição organizada entre amigos. No speedcubing isso não é diferente. Por se tratar de uma comunidade muito mais aberta, essa hierarquia é muito mais flexível, e no geral não há tantas restrições para que competidores possam chegar nas grandes competições. Mas mesmo assim isso existe, e está cada vez mais se profissionalizando.

Dentre os campeonatos oficiais, ou seja, reconhecidos pela WCA, temos primeiro os campeonatos locais. São os que não tem tanta relevância no sentido de disputar títulos. São aqueles que acontecem com mais frequência. Eles são uma ótima oportunidade para você começar a adentrar esse mundo, ou tentar romper os seus recordes com mais frequência.

Mas, há também aqueles campeonatos que valem algum título. E aí entramos nas 3 categoriais previamente citadas. Primeiramente temos o mais importante de todos: O Mundial. Ele ocorre a cada 2 anos, sempre em anos ímpares, e define o campeão mundial de cada uma das 17 categorias. Nesse ano de 2025 teremos um Mundial, que vai acontecer em Seattle, nos EUA.

Mundial do Brasil em 2015

Temos também os Continentais. Assim como o mundial, eles acontecem a cada 2 anos, mas sempre em anos pares. Eles definem os campeões de cada Continente. Ano passado foi um desses anos, e não faltou emoção em nenhum deles!

Por fim há os nacionais. Cada país o organiza, geralmente anualmente para definir os campeões nacionais. Nesse ano o Brasileiro vai ter como sede a cidade de Curitiba, no Paraná. São os mais acessíveis de maneira geral, para quem deseja ter a experiência de ir a um grande torneio. Mas será que isso poderia ser diferente?

Os Regionais dos Estados Unidos

Quando falamos de qualquer esporte, há um país que não pode ser esquecido na discussão: os Estados Unidos da América. São uma potência não só no sentido econômico, mas também no âmbito desportivo, e isso transparece claramente no mundo do cubo mágico também. Qualquer modalidade que você pensar, certamente haverá algum estadunidense no topo do ranking mundial.

Mas há um fator interessante dentro da comunidade dos campeonatos nos EUA, que o torna bastante particular. Além do famigerado US Nationals, o campeonato nacional deles, há também a presença de campeonatos “grandes” em regiões menores. No caso deles inclusive isso possui 2 subdivisões, os regionais, e os estaduais. Cada região organiza seu próprio regional, que definirá o campeão daquela região, e além disso muitos estados fazem o mesmo dentro de seu próprio território.

Essa é uma realidade que abre a possibilidade para que os competidores daquela região disputem grandes competições, e tenham a chance de brigar pelo título. Para que isso ocorre, é claro, é preciso que o país em questão tenha uma comunidade grande, e preferencialmente, seja um país grande. Mas nesse sentido, o que será que podemos fazer aqui no Brasil?

ABRACM abre candidatura para os Regionais de 2025

A ABRACM ou Associação Brasiliense de Cubo Mágico, é uma organização que surgiu para organizar o cubo mágico na região de Brasília, mas ela cresceu tanto a ponto de que tomam decisões importantes no âmbito do cubo mágico nacional também. E nos últimos anos foi ela que organizou e anunciou as candidaturas e sedes dos campeonatos nacionais.

Logo da ABRACM

No dia 7 de janeiro, por meio de uma postagem no Instagram, algo histórico foi anunciado. A abertura de um formulário para a sede dos campeonatos Regionais de 2025. Isso é sem precedentes no cubo mágico brasileiro. As 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul poderão agora ter o seu próprio campeonato local, com seus campeões regionais.

Sendo o Brasil um país de dimensões continentais, por muitas vezes é difícil para competidores de todas as regiões atravessarem o país para competir no brasileiro. Porém agora, com os regionais, a distância reduz muito.

Vale ressaltar que ainda não há locais definidos, muito menos datas, justamente porque o formulário para candidaturas foi aberto há pouco. Mas, se você tem o interesse de sediar o torneio da região e conta com um bom projeto, vale a pena submeter a candidatura. Será um grande trabalho, mas valerá a pena.

Vocês podem encontrar mais informações no perfil na postagem da ABRACM clicando aqui. Certamente o anúncio desses torneios, assim como a cobertura e os resultados caso eles venham a ocorrer você poderá acompanhar aqui no blog da Oncube. Momentos como esse são históricos não só pela sua inovação, mas também por mostrar o crescimento do cubo mágico recentemente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe