É preciso ser bom em matemática para resolver o cubo mágico?

Se você sabe montar o cubo mágico, mesmo que seja só o 3×3, com certeza alguém já te perguntou se você é bom em matemática. É algo que acontece com muita frequencia, e é um estereótipo que quase todos tem dos cubistas. O mais interessante é que muitas vezes isso é verdade. Nesse post vamos explorar um pouco mais sobre essa questão, e ver se realmente existe uma relação entre as duas coisas.

Não, não é necessário ser bom em matemática para resolver o cubo mágico. É necessário apenas ter paciência, e se dispor a memorizar alguns algoritmos, que nada tem a ver com matemática. Muitos cubistas de grande nome não suportam a matéria inclusive. Ao escolher um curso universitário por exemplo, boa parte acaba preferindo às ciências humanas ou biológicas no lugar das exatas, que seria o esperado. Porém, há uma grande chance de que sim, um cubista acabe preferindo sim a matemática. Mas por que isso ocorre?

Raciocínio lógico

A razão principal é que o cubo mágico é um puzzle de raciocínio lógico. Isso significa basicamente o uso de certas normas para resolver problemas. É algo aplicável a diversas situações, e é exatamente o que é feito ao longo da resolução de puzzles. E, coincidência ou não, o tipo de raciocínio lógico mais conhecido e estudado nas escolas, é justamente o matemático.

Então a ligação entre as duas coisas, não está exatamente no que é explícito e mais evidente. Mas sim, no que está por detrás de ambos os temas. E é importante ressaltar, que se ambas as coisas tem relação, isso significa que exercitar um, significa de algum modo, melhorar no outro também. Talvez não diretamente, mas ao menos dá para a pessoa uma capacidade de se desenvolver na outra.

Por isso existem inúmeros projetos que buscam inserir o cubo mágico nas escolas, muitas vezes por professores de matemática. No estado de São Paulo por exemplo, ocorre anualmente o campeonato interescolar, um torneio não oficial entre colégios. Vários dos participantes tem na grade horária aulas de cubo mágico, que ajudam os alunos a visualizarem temas de matemática mais facilmente, e desenvolver o raciocínio lógico.

Ambos tem relação

Então não, não precisa ser bom em matemática para resolver o cubo mágico. Mas existe uma grande chance de que se você tem interesses por puzzles em geral, é justamente porque você é bom em matemática. De modo algum isso exclui as outras pessoas. A comunidade do cubo, como é chamada, é um ambiente extremamente acolhedor, e conta com pessoas com interesses os mais diversos possíveis. Todo mundo é bem-vindo, pois todos tem o mesmo objetivo em comum, aprender cada vez mais coisas para conseguir no final, vencer seus próprios tempos.

Mas e aí, gostou desse post? Se sim nos conte aqui no comentário se você gosta ou não de matemática, e se na sua opinião ambas as coisas de fato têm uma relação? E além disso, o que acham de mais posts relacionados com a matemática aqui no blog?

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS