O novo recorde mundial de Square

No dia 3 de março de 2024, a história novamente foi feita no mundo do Square. O estadunidense Ryan Pilat quebrou o recorde mundial de single da categoria, com o incrível tempo de 3.41 segundos, superando o antigo tempo de 3.69 segundos que pertencia a Max Siauw, atual recordista mundial de media. Mas o que pode parecer um simples novo WR, é na verdade muito mais profundo.

Vídeo da solve

Um recorde inédito

Primeiramente vale ressaltar a redução considerável do tempo. Em relação ao recorde anterior, tivemos nesse caso uma queda de 0.28 segundos. Pode parecer pouco, mas quando se considera que estamos falando de um tempo abaixo dos 3.5 segundos, isso com certeza é muito. A última vez que tivemos uma redução de tempo maior que essa em um recorde de single de Square foi justamente quando o primeiro sub 4 foi feito Michał Krasowski, há mais de 1 ano.

Mas agora fica a pergunta: como isso foi possível? E é aqui que as coisas ficam realmente interessantes. Pouco após o recorde acontecer, uma imagem com o embaralhamento que Ryan teve nessa solve começou a circular pela internet, tanto no cenário internacional como até mesmo aqui no Brasil. O que se notou foi o quão fácil ele era. Talvez o mais fácil que já apareceu em um campeonato na história.

Ryan Pilat

Como os melhores resolvem

Para explicar essa facilidade, vale antes ressaltar como funciona a solução do Square pelo método mais avançado que os speedcubers utilizam atualmente. Se inicia pela Cubeshape, que faz com que o cubo fique quadrado. Depois é feita a OBL, que orienta todas as peças simultaneamente. E, para finalizar, se faz a PBL, que permuta todas as peças. Esse é o chamado 3-look, porque se resolve o cubo com apenas “3 olhadas”, e é um método muito complexo e técnico. Para ficar mais claro, segue um vídeo explicando como funciona o método avançado do Square.

O embaralhamento

Acontece que esse embaralhamento em específico teve um aspecto de sorte sem precedentes. Para começar, o puzzle já veio em formato quadrado, que é uma coisa que acontece com baixíssima frequência. Mas além disso, a OBL obtida por Ryan – e que naturalmente já era possível de ser vista na inspeção- foi também um dos casos mais fáceis possíveis, mais especificamente um do tipo “2 slices”, que também é muito raro.

Mas ainda se falando da inspeção, é possível notar mais uma coisa nesse embaralhamento: a presença de diversos blocos ao redor de ambos os lados. Isso, somado à facilidade da OBL, possibilita o chamado “1 look”, uma técnica usada para cubos como 2×2 e pyraminx, que permite que você planeja toda a solução nos 15 segundos iniciais de inspeção permitidos pelo regulamento da WCA. Isso levanta a pergunta se no futuro o Square-1 entrará para a lista dos cubos onde o 1-look é realizado.

Não se sabe ao certo se Ryan realizou efetivamente o 1-look nesse caso, mas o que se sabe com certeza, é que o caso de PBL final era tão fácil quanto o resto do embaralhamento, uma PLL U, que no Square é resolvida com um algoritmo de 8 slices. Tudo isso pode parecer bastante complicado, mas é na verdade bastante simples. Tão simples que foi justamente isso que garantiu a ele esse novo recorde.

Ryan mereceu esse recorde?

Mas após ler isso, talvez se pense que se trata de pura sorte, e que o competidor não merecia esse recorde. É fato que existem cubistas mais especializados no Square, com mais conhecimento e que se recebessem esse embaralhamento em um campeonato muito provavelmente teriam feito um tempo ainda melhor. No entanto, isto de modo algum tira o enorme mérito de Pilat. Ele pertence a uma categoria de cubista chamada “All Rounder”.

Resumidamente significa que ele busca os melhores resultados possíveis em todos os eventos oficiais, e não se especializar em 1 ou 2. Isso significa que ele dedicou inúmeras horas, para aprender técnicas avançadas como as aqui mencionadas, não somente para o Square, como também para todos os outros puzzles. Assim, ao ter contato com um embaralhamento fácil, ele já sabia exatamente o que fazer. A sorte ela com certeza existe, mas é necessário muito treino e dedicação, para transformar essa sorte em um resultado concreto.

O antigo recorde de Pilat

Mas e aí? O que achou desse recorde? E mais importante ainda, gostaria de aprender a resolver um dos puzzles mais difíceis da WCA, o Square-1, e quem sabe no futuro poder competir com esse recorde? Acesse o nosso tutorial

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS