Porque os cubistas tem dificuldade de melhorar?

O cubo mágico é um desafio apaixonante desde o primeiro momento em que alguém tem contato com ele. É um puzzle complexo, que uma vez aprendido, se torna relativamente simples. A partir do momento em que se sabe resolver o 3×3, o grande desafio se torna a busca por tempos cada vez menores. No fundo esse é o objetivo de todo cubista, resolver cada vez mais rápido. Cada um tem objetivos diferentes, é verdade. Alguns focam apenas no 3×3, outros escolhem outras modalidades, mas o objetivo é sempre o mesmo. No entanto se nota que muitas pessoas acabam “empacando” em determinadas faixas de tempo, e não conseguem melhorar de modo algum. Isso se dá por inúmeras razões diferentes, e o objetivo deste texto é explicar o porquê isso acontece, assim como dar dicas para superar esse problema.

Mentalidade

Mentalidade

A primeira razão é um erro de mentalidade. Muitos cubistas acreditam que precisam de coisas específicas para melhorar. Para muitos, é impossível atingir bons tempos sem ter um cubo “flagship” por exemplo. É verdade que ter um cubo melhor, ajuda a resolver mais rápido. Mas isso não é tudo. Outra coisa é um foco muito grande em áreas da resolução que não são prioridade, especialmente no início. Como por exemplo o Lookahead. Para ter um bom Lookahead, é necessário primeiro ter um domínio sobre outras técnicas prévias mais importantes, e que funcionam como uma base para toda a resolução.

Mas por ver grandes cubistas treinando o Lookahead, cubistas mais iniciantes pensam que isso é prioridade. Por isso é necessária uma mudança na mentalidade. Um cubista que deseja atingir os melhores tempos possíveis, deve saber exatamente o que deve treinar, e não se preocupar com coisas que fogem de seu controle, ou que são básicas ou avançadas demais. Exatamente como nos exemplos citados.

Treinar errado

A segunda razão é treinar errado. Para muitos, treinar é apenas sentar e fazer solves. Claro, isso é uma parte importantíssima do treino, mas não é tudo. Fazer isso sem foco nenhum, e sem prestar atenção aos detalhes, é dar vários passos para trás na sua evolução. Um bom treino deve buscar encontrar os erros, achar soluções, aprender o necessário para resolver esses problemas. E após tudo isso, aí sim, aplicar nas solves.

É um processo um pouco mais cansativo, e talvez menos divertido do que simplesmente resolver infinitamente. Mas é sem dúvidas a maneira mais eficiente de melhorar de verdade no cubo mágico. Um detalhe importante é que isso deve ser feito com sabedoria. No final, o objetivo do cubo mágico é ser um lazer para quem pratica esse esporte. Se isso se tornar algo repetitivo, e sem graça, pare imediatamente, e volte a treinar da maneira que mais agradar. No entanto vale mencionar que caso tenha objetivos de longo prazo, e a dedicação necessária para atingi-los, essa forma de treino é mais eficiente.

Vídeo sobre como treinar da maneira correta

Preguiça

Representação de Preguiça

A terceira razão, e talvez a mais grave, é uma certa preguiça de aprender coisas novas. Esse é um problema sério que atinge boa parte dos cubistas, desde os mais iniciantes, até os mais experientes. Isso se dá porque claro, há inúmeros algoritmos para aprender no cubo mágico. É um processo praticamente infinito. E se considerar as outras modalidades, o trabalho é ainda maior.

Porém, apesar de ser complicado, é algo extremamente necessário para melhorar de verdade os tempos. Muitos acabam não gostando de aprender, porque não sabem fazer isso de uma maneira eficiente. Segue aqui um vídeo de como aprender algoritmos da maneira correta. Saber fazer isso, ajuda a deixar o processo mais tranquilo e divertido. Mas além disso, é importante sempre aprender os métodos por completo.

Algo que acontece muito, é ver cubistas que aprendem o F2L, PLL, mas somente parte da OLL. Ao fazer isso, a vantagem dada pelo método é reduzida, já que não se está tirando a vantagem completa dele. Então ao iniciar algo, vá até o final. O processo pode ser cansativo e difícil. Mas lembre-se, o objetivo é atingir os melhores tempos no futuro, não ser razoável no presente.

Essas foram as dicas do post de hoje. Se isso foi útil para você, compartilhe esse post com seus amigos. Em caso de dúvida, deixe aqui nos comentários. E acesse nossos tutoriais para alcançar todos os seus objetivos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS