Só pessoas inteligentes conseguem resolver o cubo mágico?

Só pessoas inteligentes conseguem resolver o cubo mágico?

Cubo mágico e a inteligência.

Não é novidade para ninguém que o cubo mágico é considerado um desafio para muitas pessoas. Muitas vezes, sua resolução é vista pela perspectiva da inteligência. Como se apenas pessoas com uma uma alta capacidade intelectual fossem capazes de resolvê-lo. Isso porque, assim como o xadrez, é visto como um esporte da mente destinado apenas a pessoas inteligentes. Mas será que essa relação entre inteligência e resolução de um cubo mágico faz mesmo sentido?

Se pensarmos pela finalidade de sua criação, podemos perceber que se trata de um objeto com grande potencial lógico. Você deve completar cada face do cubo com todas as peças da mesma cor, certo? Sendo, então, um problema que pode ser resolvido por meio de um passo a passo já estabelecido. Pra algumas pessoas isso é algo bem simples e trivial e pra outras nem tanto. Nesse sentido, não é preciso ser uma pessoa com alto intelecto para seguir as regras ou algoritmos. Pra alcançar o objetivo final do jogo, contudo, é necessário ser paciente e resiliente. 

É justamente a falta de paciência e persistência para resolver o cubo que faz com que a desistência chegue e te faça acreditar ser incapaz de solucioná-lo. Por isso, é importante que você entenda primeiro a lógica do quebra-cabeça. 

A lógica do cubo mágico

Você sabe um pouquinho de informática? Se não souber não tem problema. Você certamente tem em mente que por detrás de todas informações existentes e ações executáveis no computador, há um algoritmo que torna seu funcionamento possível. Ou seja, os algoritmos são sequências de comandos ou instruções que permitem que etapas e processos sejam feitos e concluídos sem erros. 

Algoritmos de programação

Mas qual a relação entre algoritmos e cubo mágico? Assim como o computador, o cubo possui algoritmos, são sequências de instruções que ao serem seguidas, permitem que ele seja resolvido. Isso significa que se você souber o passo a passo dos movimentos a serem realizados, ou seja, se você dominar a técnica por trás, você consegue resolver qualquer cubo mágico sem errar.

Dedicação, paciência e persistência 

Tendo isso em vista, resolver um cubo mágico não está totalmente relacionado à inteligência. Como percebemos, quando uma pessoa domina a técnica de resolução em mãos, pode resolvê-lo de forma mais rápida se comparado a um indivíduo que não possui instruções. Assim, o que pode estar em jogo são outras habilidades ou até mesmo o interesse da pessoa em vencer o desafio. 

Os resultados estão mais ligados à persistência do que a inteligência.

Caso um indivíduo consiga resolver o cubo mágico sozinho sem o auxílio de manuais, tutoriais ou quaisquer outros meios que poderiam lhe auxiliar, ele mereceria sim uma menção honrosa por ter aceito um desafio extremamente complexo. Porém, há mais dedicação, paciência e persistência nisso do que inteligência em seu conceito clássico. Isso porque se trata de um tipo de jogo que a todo momento está te desafiando e qualquer movimento errado pode prolongar o seu fim. 

Por isso, não devemos criar e disseminar pensamentos que podem contribuir negativamente, fazendo com que muitas pessoas desistam de tentar resolver um cubo por acharem uma atividade de pessoas geniais em seu sentido literal. O cubo mágico é um objeto que conecta gerações e procura alinhar a concentração, o raciocínio lógico e, ainda, ajuda a espantar o tédio já que suas infinitas possibilidades colaboram para que o jogo nunca acabe ou se torne chato. Assim, seu principal objetivo deve ser aproximar as pessoas com o mesmo interesse em comum: o de se desafiar. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS