Um recorde mundial impressionante

Para muitos não cubistas, talvez os recordes mundiais mais impressionantes sejam mesmo os do 3×3 pela velocidade. Ou quem sabe de algum cubo grande pelo tamanho. Ou até mesmo no 3×3 vendado, pela dificuldade. Mas para nós que somos do meio cubista, tem um recorde que é sempre extremamente impressionante: o recorde mundial de 3×3 MBLD, também chamado de Multi Blind. Essa categoria exige tanto da memória do competidor, que feitos como o da semana passada merecem enorme destaque e admiração. E é disso que falaremos hoje em mais detalhes.

Como Funciona a Modalidade

Antes de entrar em mais detalhes sobre o recorde especificamente, vamos falar um pouco mais sobre a categoria. Como o nome  talvez indique, o objetivo é resolver vários cubos mágicos vendado. O competidor tem o tempo limite de 1 hora, e deve memorizar e resolver o maior número possível de cubos. Os cubos devem ser memorizados todos juntos, e resolvidos todos juntos, o que aumenta muito a dificuldade.

A categoria

Como há um limite de tempo, o objetivo da categoria não é fazer isso o mais rápido possível, e sim obter o máximo de pontos. Cada cubo resolvido adiciona um ponto em sua pontuação, e cada cubo não resolvido, diminui um ponto. Ou seja, se um cubista tenta 10 cubos, e resolve 8, ele obtém 6 pontos.

É uma modalidade impressionante pela quantidade de informações que um cubista deve memorizar para poder atingir esses resultados. Para tornar isso possível, o cubista geralmente converte os cubos em uma sequência de imagens, e coloca essas imagens em salas. Essa informação é mais facilmente memorizável. O método é conhecido como Roman Rooms.

A impressionante história de Hessler

Nos últimos anos, essa modalidade vinha sendo dominada completamente pelo estadunidense Graham Siggins. Desde 2019 ele era o detentor do recorde mundial, ganhava os principais campeonatos e vinha na prática mostrando ser o melhor no evento. Porém um nome era sempre muito comentado também, o de Rowe Hesler.

Rowe Hessler

O também estadunidense, tem uma carreira longa no speedcubing. Já teve vários recordes mundiais no passado, e era um dos grandes expoentes do mundo no final dos anos 2000, e começo da década de 2010.

Um pouco após o começo do domínio de Graham, Rowe começou a postar vídeos de suas sessões de treino no MBLD em seu canal do youtube, e veio cada vez mais se destacando e melhorando.

Porém em competições oficiais ele não conseguia atingir os mesmos resultados. Parecia quase que uma barreira mental, que em algum momento deve ser superada. E finalmente, após anos de treino, isso aconteceu.

O Recorde

No dia 4 de abril, em um campeonato na cidade de Nova York, Rowe teria algumas tentativas para poder atingir esse recorde. Logo na primeira, ele decide tentar 66 cubos. Com uma tentativa dessa, ele poderia errar 3 cubos e ainda assim atingir o recorde.

Vídeo do recorde

E foi exatamente isso que aconteceu. Errando apenas 3 dos 66 cubos, ele atinge uma incrível pontuação de 60. É a primeira vez que alguém atinge esse recorde na casa dos 60 pontos, e de uma maneira extremamente significativa, tendo em vista quem foi que o fez.

A tentativa é longa, e ele chegou perto de errar outras vezes, porém, todo seu esforço se recompensou, tendo finalmente atingido o recorde. Pode parecer apenas mais um WR impressionante, na impressionante carreira de Rowe. Mas esse é ainda mais significativo, pelo tempo que ele dedicou para o recorde, e pela dificuldade em vir esse resultado.

Lição de vida

Esse recorde mostra pra gente o poder da consistência. Rowe queria esse recorde há anos, e ele não vinha por nada. Foi necessário muito esforço, milhares de horas de treino para finalmente alcançar esse impressionante feito.

Com treino, dedicação, e trabalho duro, tudo é possível. Alguém superar Graham, até alguns anos atrás era algo impensável. Mas foi o sonho de uma pessoa, somado com o seu esforço, que mudou por completo essa realidade, possibilitando que o novo rei da categoria agora tenha um novo nome: Rowe Hessler.

Gostou do conteúdo? Compartilhe