A polêmica do recorde mundial de 2×2

Nos ultimos anos, a disputa pelo recorde mundial de 2×2 tem se tornado cada vez mais intensa. Desde que o americano Zayn Khanani atingiu tal marca pela primeira vez em agosto de 2021, ele acabou por dominar o evento completamente. Quebou ao todo 7 WRs nessa categoria, e se tornou um dos maiores nomes da história no 2×2. Conforme os tempos foram baixando cada vez mais, uma pergunta surgiu em todo mundo que acompanha os campeonatos: será que uma média abaixo de 1 segundo é possível?

Zayn Khanani

Yiheng entra na disputa

Apesar de Zayn ser sem sombra de dúvidas o nome mais forte, outros speedcubers continuaram a se dedicar à categoria ao longo de todos esses anos. Como por exemplo o do chinês Yiheng Wang, conhecido por todos por seus resultados no 3×3. Foi para o campeonato mundial de 2023 como um dos grandes favoritos, e rompeu vários recordes asiáticos desde então, se aproximando cada vez mais de Khanani.

Yiheng Wang

Mas o que ninguém esperava era que Yiheng, depois de todos esses anos, seria o primeiro a conseguir a tão sonhada média sub-1. No dia 24 de fevereiro de 2024, ele conquistou a incrível média de 0.93 segundos. Uma redução grande em relação ao recorde anterior dado o quão rápido os tempos estão hoje em dia. Tal feito se tornou um dos assuntos mais comentados pela comunidade cubista na internet.

0.93 de média – Yiheng Wang

Recorde anulado

Os dias foram passando, e pouco tempo após o recorde, a WCA emite um comunicado a respeito do cancelamento desse recorde de Yiheng. O que aconteceu foi que em uma das resoluções, seu juiz tira o pote antes dele dizer que estava pronto. Isso sem dúvidas é algo que pode tirar a concentração do competidor, e da a ele o direito de pedir uma resolução extra. E foi exatamente isso que ele fez.

No entanto, esse pedido só foi feito após a finalização da resolução. Os membros que analisaram o caso concluíram que isso pode dar uma vantagem injusta para o cubista, uma vez que ele vai ter a opção de escolher se quer ou não permanecer com essa solve. Assim, decidiram por anular esse tempo.

É de fato uma decisão bastante polêmica. Ao mesmo tempo em que de fato isso pode ser injusto, para o competidor, é difícil avaliar se vale a pena ou não aceitar essa tentativa, já que em muitas vezes pode se tratar de um bom embaralhamento. Então, um grande debate sobre a validade ou não desse recorde começou na internet.

Novos recordes

Nesse meio tempo, aconteceu o inesperado. Zayn Khanani voltou com tudo, e no dia 9 de março quebrou o WR com uma impressionante média de 0.92 segundo. Apenas 1 centésimo a menos que o tempo de Yiheng, que nessa altura já estava invalidado. Essa média so foi possível graças à incrivel capacidade de controle de nervosismo de Zayn, que na segunda solve fez um 2.69, e poderia ter colocado tudo a perder caso cometesse um outro erro. Mas felizmente ele conseguiu se concentrar e atingir essa incrível marca.

WR do Zayn Khanani

Mas não acaba aí. No exato mesmo dia, Yiheng estava em um outro campeonato. Competiu no 2×2, e por incrível que pareça, conquistou a média de 0.93 segundos. Esse é o exato mesmo tempo que ele havia feito no passado, só que agora, 1 centésimo atrás do novo recorde. Por uma questão de poucas horas, Wang poderia novamente ter alcançado o recorde, o que levanta a pergunta: será que esse recorde pode diminuir ainda mais?

O que você achou dessa história? Comente aqui embaixo a sua opinião, e acesse os nossos tutoriais para começar com tudo no 2×2, porque afinal, qualquer um com treino e determinação pode chegar no mesmo nível desses incríveis cubistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS