O ano de 2025 começou, e com ele vem novas expectativas e desejos para que esse ano seja ainda melhor que o anterior, em todos os sentidos. E claro, temos essa exata mesma expectativa para o mundo do cubo mágico. Semanalmente os melhores competidores do mundo vão a competições ao redor de cada canto do mundo, e tentam superar os seus limites. As vezes, isso resulta na quebra de algum recorde Nacional, Continental ou Mundial. E foi exatamente isso que presenciamos nesse ultimo final de semana, e falaremos aqui hoje.
O que é um SAR?
Para nós brasileiros, quando falamos de recordes que temos que acompanhar no cenário do cubo mágico, são sempre 3. Os Mundiais, claro, são os mais importantes. Os nacionais, provenientes do Brasil. Mas também os Continentais. No caso da América do Sul, um recorde Continental geralmente é chamado de SAR, sigla para South American Record.

Historicamente a América do Sul já foi muito representativa com seus SARes. Tivemos já vários recordistas mundiais aqui, e temos muito próximos do topo do ranking mundial, então sempre vale a pena ficar de olho e acompanhar esses novos recordes. Todo novo recorde vale a pena ser analisado e comentado. Então, para a surpresa de muitos, logo na primeira semana de 2025, tivemos o primeiro SAR do ano.
Qual foi esse SAR?
Talvez ainda mais impressionante que a própria quebra de um SAR na primeira semana, foi a categoria em que isso aconteceu: o 2×2. E ainda mais do que isso, se trata de um single. Geralmente esses recordes são possíveis apenas com embaralhamentos extremamente simples. Mas o nível hoje em dia é tão alto que é necessário que um cubista de alto nível esteja nessa rodada para conseguir abaixar um recorde.

E foi isso que aconteceu com Jose Antonio Cuipal Maguiña, do Peru. Ele é já a vários anos um dos grandes expoentes do continente na categoria, e era já o detentor do SAR de single. E ele teve novamente a oportunidade de romper o próprio recorde, e a usou perfeitamente. O vídeo pode ser encontrado em seu perfil de Instagram.
Com um tempo de 0.59 segundos, Jose melhora por 0.03 o seu recorde, e se isola ainda mais no topo do ranking do continente. Com esse tempo, ele entra para o top 35 do ranking mundial, escalando ainda mais posições.
Um tempo como esse é sem dúvidas histórico. Se trata da primeira vez que o cubo 2×2 foi resolvido em uma competição oficial, em menos de 0.6 segundos no nosso Continente. Para contexto, esse tempo é apenas 0.01 pior que o recorde mundial de 2015.
E o futuro?
Jose claro não é o único grande nome do 2×2 no Continente. Há vários outros que dado um embaralhamento suficientemente fácil podem quebrar esse recorde. A questão é que será necessária uma grande sorte, para ter o embaralhamento. E não só isso, é necessária uma frieza enorme. A expectativa é então de que esse novo recorde dure por bastante tempo. Mas nunca se sabe, a qualquer movimento um embaralhamento de 4 movimentos pode aparecer. E se isso ocorrer, em especial na rodada de algum cubista de elite, qualquer coisa é possível!
Por fim, logo na primeira semana já tivemos o primeiro recorde, torçamos para que isso seja um sinal do que está por vir em 2025. E claro, todas as notícias relevantes do cenário do Cubo Mágico você verá aqui, no Blog da Oncube!