Tudo sobre o Campeonato Sul-americano de 2024

No dia 12/04/2024 foi finalmente anunciado o Campeonato Sul-Americano de 2024. O torneio que ocorre a cada 2 anos é responsável por decidir o campeão continental de cada uma das 17 categorias oficiais. A edição deste ano tem tudo para ser o maior campeonato da história da América Latina, e existe uma enorme expectativa. No post de hoje vamos falar sobre tudo que está por trás disso!

História dos torneios

O cubo mágico, como em qualquer esporte, conta com campeonatos. Apesar de todos serem open, ou seja, que todos podem participar, alguns campeonatos têm mais peso do que outros. Então além dos torneios normais que acontecem a todo momento, há também os regionais (em alguns países como nos EUA), os nacionais, os continentais e claro, o mundial. Todos esses se distribuem em cada localização geográfica, e tem o diferencial de reunir os melhores para determinar o campeão de cada categoria.

Por tradição, enquanto os campeonatos nacionais, como o Brasileiro, acontecem anualmente, os continentais e mundiais ocorrem a cada 2 anos. E depois das grandes emoções de Seul no ano passado, 2024 é ano de continental, e com ele, o tão esperado Sulamericano vai finalmente acontecer de novo.

Tudo começa no Peru

Até hoje foram 3 edições do evento. A primeira, apesar de um pouco polêmica, aconteceu em 2013, no Peru. O evento teve pouca adesão internacional, até porque na época a comunidade não era tão grande quanto hoje. Então na prática, com menos de 50 competidores, o evento acabou sendo uma espécie de “nacional peruano”, com um participante chileno. De qualquer forma, ele consagrou Ernesto Gutiérrez Cuba como o primeiro campeão sul-americano de cubo mágico da história, e gerou toda essa discussão que vem até os dias de hoje.

O primeiro do Brasil

A segunda edição ocorreu em São Paulo, em 2018. Também é uma edição bastante polêmica, principalmente fora do Brasil. Acabou que novamente sendo quase um campeonato nacional. Dessa vez, no entanto, como se passou aqui no Brasil, houve uma grande participação da comunidade local, que quase sempre foi uma das mais fortes no continente, contribuindo então, para elevar o nível do torneio. Outros nomes fortes como o dos irmãos Huanqui também estiveram presentes. Mas ainda assim, muitos dos melhores cubistas não puderam ir.

A causa dessa ausência foi alguns problemas na organização, que fizeram com que o espaço sede do evento tivesse que ser mudado de última hora. Isso fez com que tivesse duração de apenas dois dias, o que definitivamente é pouco para algo desse porte. De qualquer forma a competição ocorreu, e teve resultados importantes. Um exemplo disso foi o SAR de single de 3×3, feito pelo Antonio Gabriel, com o incrível tempo de 5.58. Em uma final muito emocionante, o campeão da categoria principal, 3×3, foi Vicenzo Guerino Cecchini (que inclusive está escrevendo essa postagem!).

A edição histórica de 2022

O ano de 2020 teve praticamente todos os campeonatos cancelados em função da pandemia do COVID-19. Assim, a terceira edição ocorreu em 2022, em Brasília, pela segunda vez consecutiva no Brasil. Sem dúvidas foi a edição de mais alto nível até hoje. Mesmo com a maior parte dos competidores novamente sendo brasileiros, houve uma boa adesão dos maiores competidores argentinos. Isso rendeu disputas incríveis e históricas, e diversos recordes memoráveis. O recorde continental de 3×3 foi quebrado 2 vezes. Na semifinal, por Caio Hideaki Sato, com 6.59s, e na final, por Bautista Bonazzola, com 6.52s, ganhador do torneio.

SAR do Bautista

Pela primeira vez tivemos também a Nations Cup. Trata-se de uma competição coletiva entre países, que envolve forte engajamento do público, que se transforma em uma verdadeira torcida. Com rodadas extremamente divertidas, a final acabou sendo, claro, entre Brasil e Argentina. Apesar do time Brasileiro, composto por Caio, Iuri e Vicenzo ter feito um tempo teoricamente mais rápido, os Argentinos levaram a melhor. O time composto por Bautista, Gael e Theo acabou ganhando por conta do timer de Vicenzo não ter sido iniciado corretamente.

Anúncio de 2024

Vendo todas essas emoções, é claro que 2024 se tornou um ano muito aguardado pela comunidade latino-americana. A princípio, ainda em 2022, a expectativa era de que a sede seria o Uruguai, devido a uma grande organização recente da comunidade local deste país. No entanto, para a surpresa de muitos, em 2023 a WCA anunciou que seria realizado na verdade em Buenos Aires, na Argentina.

Essa escolha também faz muito sentido. Atualmente a Argentina detém mais da metade dos recordes sul-americanos, e tem uma excelente estrutura organizacional com a ASA (Agrupación de Speedcubing Argentina).

A proposta elaborada principalmente por Guido Dipietro, determinou como local para realização a “Universidad Di Tella”, na cidade de Buenos Aires, que já sediou campeonatos menores anteriormente. O campeonato terá duração de 4 dias, começando em 22 de julho, e indo até o dia 25. As inscrições para o torneio abrirão somente no dia 27 de abril às 18 horas (Horário de Brasília). O limite será de 500 competidores. Caso atingido, vai acabar superando o Mundial de 2015 como o torneio com mais participantes da história da América Latina.

Como todo campeonato desse tamanho, muitas coisas ocorrerão visando deixá-lo mais divertido. Certamente novas informações serão divulgadas em breve, mas até o momento sabemos que haverá uma transmissão ao vivo, venda de produtos personalizados do evento, e claro, a volta da Nations Cup.

A Oncube com você no Sula!

Muito mais está por vir com certeza, mas o que podemos saber é que com certeza será uma excelente experiência, e que vai ajudar o cubo mágico a crescer muito na América Latina. Ainda faltam um longo tempo para a data do campeonato, então se você quiser se preparar, acesse os nossos tutoriais para aprender o que tem de melhor. Ou então aproveite para comprar aquele cubo para te ajudar a ter melhores resultados! Conte para nós quais são as suas expectativas, e se você vai ou não para esse torneio. Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Receba as novidades por email

MAIS LIDOS

REVIEWS